Atlas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Importação Passo a Passo

Importação passo a Passo

E-mail Print PDF

Introdução

 

A intenção deste artigo é dar informações básicas a respeito do cronograma de importações em um modelo básico, sem complicações, benefícios fiscais ou regimes aduaneiros atípicos.

 

Serve para empresas que pretendem iniciar neste tipo de processo e que, muitas vezes, nunca consideraram importação temendo pesadas burocracias, o que, na maior parte dos casos, não corresponde à realidade.

 

Dividimos a importação por tópicos, que devem ser respeitados cronologicamente e não devem ser atropelados. O tópico “câmbio”, no entanto, pode ocorrer a qualquer momento.

 

Tópico 1  - Radar – É o cadastro que deve ser realizado pelos importadores, junto à Receita, para iniciar os procedimentos de importação. Sem ele é impossível realizar um despacho aduaneiro de mercadoria importada.

 

Tópico 2 – Pré-Compra – são os procedimentos que buscar verificar as possibilidades financeiras e práticas de se realizar uma importação.

 

Tópico 3 – Pré-Embarque – uma série de verificações realizadas pelo Despachante Aduaneiro para determinar o momento correto do embarque da mercadoria.

 

Tópico 4 – Embarque – procedimentos relativos ao embarque.

 

Tópico 5 – Despacho Aduaneiro – também chamado Desembaraço Aduaneiro – é o procedimento de liberação da mercadoria junto à Alfândega.

 

Tópico 6 – Finalização da Importação – são os procedimentos de entrada do produto em estoque e de guarda de documentos fiscais.

 

Tópico 7 – Câmbio – procedimentos de pagamento das importações.

No menu ao lado, informações mais detalhadas sobre cada um destes tópicos.

 

 

Autenticação